Enfim, de volta blogue!

Depois de quase dois anos abandonado, largado ao descaso dos (des)caminhos da informação digital, eis que O concreto pensado é retomado por este que vos escreve. Dois anos, diga-se de passagem, cheios de idas e vindas, de compromissos dos mais diversos, que impediram a continuidade de minhas escrivinhanças neste formato. Decerto que somam-se a estes fatores a teimosa indisciplina, que mesmo num nível de domesticação aceitável, ainda persiste. Mesmo assim, a necessidade e a vontade expressas em minha primeira postagem ainda permanecem.

Mas há muito de novo nessa retomada. O primeiro ponto a se destacar é a nova plataforma adotada, a WordPress, ocupando o lugar do Blogspot. Aparentemente, a funcionalidade e a aparência desta nova morada digital são mais agradáveis do que a da antiga. Verei se essa aparência se comprova ao longo do tempo. De qualquer maneira, todo o conteúdo do antigo endereço foi transferido para cá, embora ainda o pretenda manter ativo (mesmo sem saber por quanto tempo).

Segunda novidade a ser destacada se refere mais a minha formação militante e profissional. Se retoma a escrita por aqui significa que algum tempo livre me cabe. Aquele período de concentração tremenda por conta da dissertação de mestrado finalmente cessou. Em março deste ano, defendi minha pesquisa no Programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Unesp de Marília, pesquisa essa intitulada Os descaminhos da bem-aventurança: um estudo sobre a origem e os desdobramentos da concepção de crise paradigmática de Boaventura de Sousa Santos. Desde já vejo ela cheia de defeitos, mas não a ponto de desconsidera-la por completo, pelo contrário. A realização dessa pesquisa me ajudou a vislumbrar processos históricos relacionados com a ideologia dominante contemporânea bastante importantes, e que merecem um aprofundamento em meus estudos.

Nesta retomada, ao invés do auxílio do Twitter, tenho disponível o Facebook como ferramenta de divulgação. Creio que isso possa me permitir manter a característica de postagens mais carregadas de conteúdo aqui no blogue, enquanto que em meu perfil (localizado ao lado direito desta página) eu posso soltar pequenos comentários e indicações mais suscintas. Ao menos, essa é minha expectativa.

Sintam-se a vontade para divulgar e comentar o blogue! E vamos tentando seguir!

Deixe um comentário

